terça-feira, 31 de maio de 2016

Pesquisar... Aprende??

Segundo o dicionário: 

Significado de Pesquisa

s.f. Ação de buscar mais informações a respeito de algo. Estudo realizado para aumentar o conhecimento em determinada área do saber. Investigação; ação de investigar de maneira detalhada.
Em nossa aula de seminário, o professor busca nos fazer refletir sobre o que queremos aprender. Uma metodologia que gera certa estranheza, pois geralmente os conteúdos e didáticas veem impostas pelo docente, que buscar dar conta de todo um  planejamento organizado juntamente com a escola, que por sua vez busca exigir resultados.
Ter a delicadeza de pensar em que o aluno buscar saber, gera um desconforto no professor, pois estará diante a inúmeros assuntos que irão surgir. O desafio consiste em saber "filtrar" aquilo que se busca saber de forma positiva e que acrescente conhecimento a todos.

terça-feira, 17 de maio de 2016

A literatura

A literatura é a forma de expressar significados de um determinado tempo.
A literatura é uma forma de arte.
Um texto literário da várias possibilidades de significações, faz incentivar o aluno a mergulhar no texto, elaborando uma rede de interpretações. Literatura é prazer, é leitura deleite.

Assim um texto literário possui várias significações, carregado de significados. Ao contrário do texto não literário que preocupa-se em transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.

Assim a importância, no espaço escolar de ter a presença de livros literários, pois a literatura antes de tudo é prazer, e não pode ser imposta.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pergunta ai?
Proporcionar questionamentos aos nossos alunos é ferramenta indispensável para que torne a busca pelo saber mais atraente(...)
Possibilitar novos assuntos, mais aprendizagens, com pesquisas, o aluno está sujeito a sofrer transformações quando busca aquilo que quer saber.
A busca do novo conhecimento através de pesquisas faz com que o aluno não se limite apenas aquilo que busca... Vai além!
Direcionar e instigar o aluno é uma tarefa que requer planejamento e foco. Transformar o aluno em um ser pensante. Eliminar um analfabetismo funcional.

Falar com as mãos, conhecimento de Libras é algo ainda distante da realidade de nós alguns professores. Mais ouvimos falar em Libras do que propriamente o contato com ela.
É uma realidade que quando se torna presente em nosso cotidiano, demonstramos um interesse maior.
Temos um conhecimento prévio sobre a língua dos sinais, que é utilizada por pessoas surdas, não somente para estabelecer uma comunicação, vai além possuindo significados e toda uma estrutura.
Diante dos sinais o mundo dos surdos gera uma comunicação com os ouvintes.
Para os ouvintes, é como aprender uma segunda língua, que exige esforço, dedicação, treino e principalmente o convívio com as pessoas que utilizam esta língua como primeira língua.
Os sinais vão surgindo partindo de uma combinação das mãos, com a articulação assim vale "lembrar" que a Libras não são gestos aleatórios, mas uma língua estrutura e organizada.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Este eixo, do semestre me permitiu refletir sobre música...

O que é música?

Atualmente, percebo que ela, a música, está cada vez mais presente no cotidiano dos nossos alunos. Quando a eles é proposto atividades que envolvam a musicalidade, percebo que gera um entusiasmo que muitas vezes foi confundido por mim de " bagunça "

Acredito que ao longo da disciplina poderemos debater os benefícios, que a música nos oferece!