quinta-feira, 30 de junho de 2016

A musicalidade está presente em vários momentos da nossa rotina, diária.
Muitos dos nossos alunos não possuem essa noção, observar os barulhos que nos rodeiam, desenvolver a habilidade de ouvir ao redor.
Desenvolver a música e os sons contribui para a expressão corporal do aluno, os gestos faciais que a música nos remete a fazer, não conseguimos ouvir a música em demonstrar nenhuma reação.
O fato de desenvolver a música deve ser de forma agradável, faz com que o aluno aprenda de forma agradável, compreendendo, observando.
A música muitas vezes não tem um carácter de aprendizagem, mas tem um fator de socialização, entre os alunos, fazendo elos de afetividade através da música.
Antes de mesmo de inserirmos a música, devemos ter a noção que ela abrange muitas áreas do conhecimento intelectual e emocional.
Estimular nossos alunos a "cantar" de forma livre ou emitir sons é um exercício pouco praticado por nós educadores, mas que tem um grande significado. 

Em todas as idades, ela cria o elo afetivo que dá sentido à vida. Entre os jovens a música é uma forma de compreender o contexto sócio-cultural, os valores, posição política e as transformações sociais. Para alguns 2 grupos, a música não só reúne imprimindo a eles uma identidade, como também é a razão da própria existência do grupo (FERNANDES JUNIOR, 2011). 

segunda-feira, 27 de junho de 2016


Narrar!
Através de esquemas construídos pelos próprios alunos, a narrativa teve um maior entendimento por eles. 
Fizemos juntos a construção de um conceito para a narrativa, fiquei bem contente  com  o objetivo que a narrativa alcançou junto a eles.
Conseguiram de forma visual se apropriarem do que contem uma narrativa. Refletimos sobre onde encontramos as narrativas e as mais utilizadas. Confesso que esse gênero textual me chama atenção, pois ele possibilita várias construções.




quarta-feira, 15 de junho de 2016

A música se faz presente em nosso cotidiano muito antes de percebemos.
A criança, por muito tempo é envolta por sons, que lhe chamam a atenção.
A música tem um sentido único a cada ouvinte, com a sintonia, ritmo, frequência, vibração. Tendo para a criança inúmeras interpretações.

Emitir, sons também pode ser visto como uma forma de música, o que percebo muito nos corredores e em sala de aula que os alunos emitem qualquer balbucio, estalar de boca e bater as mãos, criando assim uma comunicação entre eles, pois uns emitem outros respondem!


"A música na infância aguça a sensibilidade e a afetividade."

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Um projeto, que consiste em buscar aprendizagens é uma trajetória que busca conhecimentos ao longo prazo. As respostas prontas não caracterizam um bom projeto.
Ao se buscar respostas nós nos deparamos a novos conhecimentos, pois a busca auxilia naquilo que sabemos para buscar o novo. Fazemos conexões com aquilo que já possuímos como "saber" o conhecimento prévio. São as dúvidas e certezas que possuímos sobre determinado assunto. Não podemos confundir aquilo que previamente sabemos, caracterizando-o como o "saber".

Buscar novos mecanismos de saber, modifica o padrão,da escola, que busca soluções prontas. Como se o professor soubesse a resposta que o aluno deve dar.