sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quando nós remetemos a esta imagem, não percebemos o quanto é frustante e ao mesmo tempo instigante aso nossos alunos na alfabetização.
Expor letras prontas, embaralhadas, ordenadas, enfeitadas... É uma metodologia que pensando ao inverso causa um certo desespero aos nossos alunos, pois ele precisa se apropriar e simplesmente LER... Que o resultado mais esperado e positivo.
No entanto precisamos pensar, que alfabetizar está além de decodificar códigos prontos da escrita. Orientar e estimular nosso aluno a ser interpretativo no mundo das "letras".

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Infância

Após a aula de Infância, montei esta imagem com as reflexões que fiz durante a aula, acredito que a infância tem um conceito muito abrangente, pois ela remete a várias reflexões, cada um de nós possui um significado sobre a palavra infância ou vivência de infância.

O relacionamento com a infância vem sendo modificado constantemente, atualmente as crianças possuem um papel mais ativo na sociedade, assim novos arranjos familiares modificam constantemente a infância. De modo que o posicionamento dos adultos influenciam na construção de infância.

A escola possibilita a ludicidade na infância, através de várias brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento de um sujeito envolvido na ação. Juntamente com a família que viabiliza vivências, trazendo lembranças que são levadas por nós durante a vida toda.

sábado, 5 de setembro de 2015

Perspectiva Histórica
O papel da escola na sociedade vinha sendo manter e exigir  o convívio das gerações, a escola era vista com o papel de criar experiências.
Atualmente, a escola vem sendo vista como "único" meio de socialização, sendo obrigatória. Por isso nossas memórias tem referencias escolares.
O significado de nossa memória é individual, ela materializa nossos saberes.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quanto tempo temos? Para que usamos o tempo, no encontro de hoje organizamos nosso tempo, de maneira que possamos estudar e realizar as tarefas pessoais. 







"Quando você é pequeno o tempo é grande.
 Quando você é grande o tempo é pequeno."