Quando nós remetemos a esta imagem, não percebemos o quanto é frustante e ao mesmo tempo instigante aso nossos alunos na alfabetização.
Expor letras prontas, embaralhadas, ordenadas, enfeitadas... É uma metodologia que pensando ao inverso causa um certo desespero aos nossos alunos, pois ele precisa se apropriar e simplesmente LER... Que o resultado mais esperado e positivo.
No entanto precisamos pensar, que alfabetizar está além de decodificar códigos prontos da escrita. Orientar e estimular nosso aluno a ser interpretativo no mundo das "letras".
Olá Bruna. Deve ser muito desesperador lidar com um código sem reconhecê-lo. Que alternativas há para esssa metodologia?
ResponderExcluirPablo, acredito que o desconhecido para os alunos gera um certo fascínio, quando bem explorado. Mas a criança ao ser inserida no contexto escolar já possui uma bagagem de conhecimento de mundo letrado. Ela domina certas práticas que são habituais como: saber o número do canal de desenhos infantis dente outros. Portanto deve ser explorar essa bagagem e propiciar desejos na criança de buscar mais e saber a utilidade desses conhecimentos.
Excluir