terça-feira, 17 de novembro de 2015

Práticas Pedagógicas

Como ensinar? Para quem ensinar? Por que ensinar?

Estes questionamentos dos docentes, buscam contribuir na construção das práticas pedagógicas. Práticas que busquem atingir os objetivos desejados pelo professor, isso requer adaptar algo da realidade do educando, em algo em que ele possa ter autonomia em fazer.
Que está prática esteja relacionada ao currículo, que guias os conteúdos a serem explorados.
O texto das Diretrizes Curriculares nacionais Gerais da Educação Básica 
(BRASiL, 2013), com base em Moreira e Candau (2007), problematiza as diversas 
definições atribuídas ao termo currículo, a partir da concepção de cultura como 
prática social. nesse sentido, no texto do documento em questão está presente 
a ideia de que, “em vez de apresentar significados intrínsecos, como ocorre, por 
exemplo, com as manifestações artísticas, a cultura expressa significados atribuídos 
a partir da linguagem”. Com isso, para os autores, a cultura também se refere às 
experiências escolares “que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas 
pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com 
os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as 
identidades dos estudantes” (BRASiL, 2013, p.23).
Na minha realidade, percebo que muitas estagiarias que não conhecem a realidade do educando, trazendo práticas prontas "atividades" formuladas ao longo do magistério, mas sem saber qual o "aluno" alvo. Me preocupo em que elas explorem a turma, para perceber se a prática é condizente a realidade.

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