segunda-feira, 16 de maio de 2016


Falar com as mãos, conhecimento de Libras é algo ainda distante da realidade de nós alguns professores. Mais ouvimos falar em Libras do que propriamente o contato com ela.
É uma realidade que quando se torna presente em nosso cotidiano, demonstramos um interesse maior.
Temos um conhecimento prévio sobre a língua dos sinais, que é utilizada por pessoas surdas, não somente para estabelecer uma comunicação, vai além possuindo significados e toda uma estrutura.
Diante dos sinais o mundo dos surdos gera uma comunicação com os ouvintes.
Para os ouvintes, é como aprender uma segunda língua, que exige esforço, dedicação, treino e principalmente o convívio com as pessoas que utilizam esta língua como primeira língua.
Os sinais vão surgindo partindo de uma combinação das mãos, com a articulação assim vale "lembrar" que a Libras não são gestos aleatórios, mas uma língua estrutura e organizada.

Um comentário:

  1. Realmente Bruna,muito boa tua reflexão,LIBRAS ainda está distante da realidade de muitos,apesar de hoje termos avançado no processo de inclusão.A legislação brasileira já teve um grande avanço,agora depende muito de cada um buscar o conhecimento e a defesa dos direitos da comunidade surda. abs,

    ResponderExcluir