Ao ler uma metáfora, do filósofo Arthur Schopenhauer, pode repensar em algumas associações que fazemos em sala da aula...
"Ele conta que um grupo de porcos-espinhos perambulava num dia frio de inverno. Para não congelar, chegavam mais perto uns dos outros. Mas, no momento em que ficavam suficientemente próximos para aquecer, começavam a se espetar com seus espinhos. Então se dispersavam, perdiam o benefício do convívio próximo e recomeçavam a tremer. Isso os levava a buscar novamente companhia e o ciclo se repetia na luta para encontrar um distância confortável entre o emaranhamento e o congelamento".
Percebo que nosso jovens estão ligados por tecnologias, mídias dentre tantas outras, e esquecendo de como se "aquecer". Quando no ambiente escolar são direcionados a trabalhar juntos, interagir uns com os outros, sentem dificuldades. Lendo a Psicanálise de Freud, os jovens pertencem a grupos onde se identificam por afinidades e semelhanças, construindo laços emocionais que são evidentes no ambiente escolar, buscam a necessidade constante de serem aceitos perante uns aos outros.
Meus alunos quando peço para fazerem um círculo com as classes reclamam até não poder mais. Esse exemplo é apenas um dentre muitos que poderíamos encontrar em escolas.
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