Ao ler sobre infância, percebo que a visão de infância vem sendo modificada. A infância era vista como uma fase da vida, sem direitos e deveres, atualmente não é mais vista com essa percepção. Não podemos tornar a "infância" e a "criança" em palavras sinônimas. A infância é uma construção histórica da sociedade que se refere ao ser criança.
A criança se torna um elemento cultural e social, assume perante a sociedade um papel pré definido que delega formas de agir e de pensar.
Atualmente se reconhece que as crianças possuem necessidades especificas, características emocionais, intelectuais e cognitivas individuais, presentes na infância.
Para Durkheim, 1955 ... na ótica sociológica desse período, a criança é um ser individual, com suas disposições mentais, que deve se tornar social. Considerada como uma tábua rasa, a criança precisa ser preparada para garantir as condições essenciais de existência da sociedade. Portanto, a escola e a família são instituições fundamentais que asseguram a socialização da infância. As crianças são um projeto pré-social e a educação, compreendida como socialização, deve prepará-las para a vida social e formar as disposições físicas, intelectuais e morais de que elas necessitam para viver em sociedade.
Interessante que, nessa perspectiva, fica bem nítido que o trabalho da educação é como uma garantia do futuro da sociedade, dos seus valores e princípios, para que estes se mantenham vivos na geração que atualmente está na escola.
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