quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O ato da leitura em práticas educativas são direcionadas pelo professor. Percebo que muitos dos meus alunos de 3º ano do ensino fundamental, tem fascínio pela leitura de mundo. Se encantam por textos atualizados, fazem  leitura de imagem criando grandes hipóteses, leitura essa, que já era constituída fora do ambiente escolar através de vivências.
Segundo leitura, “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).
Refletimos assim que a leitura, a compreensão e a relação no contexto social estão interligados de forma única.

4 comentários:

  1. Olá Bruna, há atividades de leitura em sua escola? Como são essas atividades? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Pablo existem práticas que envolvem a leitura, acredito que deveria ser mais intensa e grandiosa
    esta prática. Mas isoladamente cada professor desempenha uma prática relacionada a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna! Muito boas as suas relações com o que estamos trabalhando na interdisciplina de alfabetização. Vc notou diferença no seu planejamento das aulas envolvendo leiutra? Como essas novas aprendizagens tem favorecido sua prática pedagógica? Abraços, Josele.

    ResponderExcluir
  4. Olá, professora tenho estado mais atenta aos textos ofertados aos alunos, acredito que assim tem auxiliado muito na construção da prática.

    ResponderExcluir