quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ensinar não é transferir conhecimentos. O papel do educador consiste em ensinar da melhor maneira possível. Buscar com que os alunos, façam busca de seus próprios e conjuntos conhecimentos.

O educador tem que ser autônomo do seu próprio conhecimento. Partir da curiosidade do aluno, aquela inquietude sobre determinado assunto, as observações que ele faz sobre algo. Usar inquietudes para problematizar algo que eles julguem  já ter conhecimento.

Fazer com que o aluno se torne pensante, desenvolver este desafio, consiste em que o aluno tenha  interesse em fazer pesquisa, como se faz pesquisa?

De que modo, o aluno idealiza uma pesquisa, de que maneira o aluno está habituado a pesquisar, percebo nitidamente o famoso "copia e cola" nos meus alunos. Propor uma pesquisa, onde eles exponham o assunto pesquisado com suas palavras, vem sendo uma árdua batalha, noto muita resistência dos alunos em se exporem, o medo de errar, a nota os preocupa muito.

Eles estão habituados a um sistema, de valorização de avaliação, "tu faz, tu ganha nota!"... Assim, quebrar esse ciclo é o mais difícil...

Mas vamos, caminhando a passos lentos... para mudar isto. Notar o que precisa ser melhorado, já um grande passo..

3 comentários:

  1. Que sugestões tu teria para mudar o conceito que os alunos têm de avaliação?

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  2. Com certeza é um caminho difícil,Bruna,pois a pesquisa além de desconstruir metodologias tradicionais faz com que os alunos construam seu conhecimento de uma outra forma.Mas o caminho é realmente este, fazê-los praticar estas construções através da pesquisa.

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  3. Com certeza é um caminho difícil,Bruna,pois a pesquisa além de desconstruir metodologias tradicionais faz com que os alunos construam seu conhecimento de uma outra forma.Mas o caminho é realmente este, fazê-los praticar estas construções através da pesquisa.

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