quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Meus amigos essa noite eu tive uma alucinação
Sonhei com um bando de número invadindo o meu sertão
E de tanta coincidência que eu fiz essa canção

-Falar do número um
Falar do número um não é preciso muito estudo,
Só se casa uma vez e foi um Deus que criou tudo,
Uma vida só se vive, só se usa um sobretudo.

-Agora o doze
E só de pensar no doze eu então quase desisto,
São doze meses do ano, doze apóstolos de Cristo,
Doze hora é meio-dia, haja dito e haja visto.

-Agora o sete
Sete dias da semana, sete notas musicais,
Sete cores do arco-íris nas regiões divinais,
E se pintar tanto sete, eu já não agüento mais.

-Dois
E no dois o homem luta entre coisas diferente,
Bem e mal, amor e guerra, preto e branco, bicho e gente
Rico e pobre, claro e escuro, noite e dia, corpo e mente.

-Agora o quatro
E o quatro é importante, quatro ponto cardeal,
Quatro estação do ano, quatro pé tem um animal,
Quatro perna tem a mesa, quatro dia o carnaval.

- Pra encerrar
Eu falei de tanto número, talvez esqueci algum,
Mas as coisas que eu disse não são lá muito comum,
Quem souber que conte outra, ou que fique sem nenhum
Raul Seixas/ Os números

Desde muito tempo, os números são importantes em nosso cotidiano, Vemos a importância dos números estarem presentes na sala de aula dos alunos, observei muitas postagens de colegas que expõem os materiais existentes em sala de aula que envolvem os números, nesse sentido a sala de aula os alunos aprendem de forma colaborativa, na alfabetização matemática esse movimento de experiências vividas é imprescindível.
A rica quantidade de materiais que se pode utilizar na alfabetização matemática é enorme... calendários, réguas, balança, tabela numérica, relógios, calculadoras, ábaco, material dourado, sólidos geométricos, uma infinidade que certamente bem implantado no planejamento, faz a diferença na aprendizagem do aluno. Buscando de forma concreta mostrar para o aluno, os conceitos e quantidades que por muitas vezes ficam abstratas.
A matemática é um ambiente que envolve também muito registro, o que auxilia na alfabetização, segundo FREIRE, ensinar é criar possibilidades para a produção e construção de conhecimento.Pensando nessa relação o diálogo em aula envolve toda a compreensão do aluno.

Um comentário:

  1. Olá, Bruna. O mundo da Matemática é o nosso mundo, para todos os lados que viramos tem Matemática. Trabalhar essa ciência em sala de aula com crianças, pressupõe materiais concretos, atividades lúdicas, etc. Porém, muitas crianças, mesmo vivenciando esse contexto, têm verdadeiro horror à Matemática. Na tua opinião, o que estaria faltando, qual costura não está sendo feita para que esta disciplina seja desmistificada?

    ResponderExcluir